Último Ceale Debate do ano abordará processos de apropriação da escrita alfabética e contribuições do Programa de Escrita Inventada

Live ocorrerá no dia 26/11, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube.


     

Geral • Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 15:09:00

O Ceale Debate do mês de novembro contará com a presença da professora e integrante do Grupo de Pesquisa em Alfabetização –GPA/CEALE, membro da Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF e do Núcleo Brasil - Rede Latino-Americana de Alfabetização, Josiane de Assunção Marcelos. Ela, juntamente à professora e orientadora do Mestrado Profissional (PROMESTRE) FaE\UFMG, Valéria Barbosa Machado, apresentará os resultados de sua pesquisa de mestrado sobre o processo de apropriação da escrita alfabética por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, egressas do ensino remoto durante a pandemia. A pesquisa também explora como o Programa de Escrita Inventada (PEI) contribuiu para superar desafios específicos da alfabetização.
 
A apresentação incluirá um Glossário de Pesquisa, elaborado como Produto Educacional da pesquisa, com conceitos e estratégias detalhados, além de reflexões teóricas e práticas pedagógicas que serão disponibilizadas ao público.
 
Assista ao evento no link:
 
 
O tema:
A live abordará as dificuldades enfrentadas por crianças em fase de alfabetização inicial, especialmente no contexto do retorno às aulas presenciais após a pandemia. Será apresentado o impacto do ensino remoto no desenvolvimento da escrita alfabética e os avanços alcançados com a utilização do Programa de Escrita Inventada. Este programa utiliza estratégias como escrita colaborativa e categorias de mediação pedagógica para promover a reflexão metalinguística e auxiliar as crianças na superação de dificuldades com sílabas complexas (como CVC e CCV).
 
As convidadas:
 
Josiane de Assunção Marcelos
 
Professora da Educação Infantil na rede pública municipal de Belo Horizonte e Santa Luzia, Josiane é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação pelo PROMESTRE/UFMG. Durante a pandemia, atuou como supervisora pedagógica, experiência que norteou sua pesquisa de mestrado. Ela é integrante do Grupo de Pesquisa em Alfabetização (GPA/CEALE) e membro de associações como a ABALF e a Rede Latino-Americana de Alfabetização. Recentemente, apresentou seu trabalho sobre mediação do adulto na alfabetização na 16ª Reunião Científica Regional da ANPED Sudeste.
 
Valéria Barbosa Machado
 
Professora associada da Faculdade de Educação/UFMG, Valéria possui doutorado pela FaE/UFMG e pós-doutorado pelo ISPA (Lisboa/Portugal). É pesquisadora do Ceale e do GPA, com forte atuação na área de alfabetização e letramento. Atualmente, orienta pesquisas no Mestrado Profissional da FaE/UFMG.
 
A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também pesquisadora do Ceale,  Maria José de Souza, será a mediadora do evento.
 
 
Materiais e links:
 
Inscrições e Certificados:
Não é necessário se inscrever para participar. Acesse o evento no horário indicado através do link:
 
Certificados serão emitidos para os participantes que preencherem o formulário compartilhado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis posteriormente no portal:
 
Mais informações: cealedebate@gmail.com