IV Seminário de Pesquisas da Linha de Educação e Linguagem reúne apresentações de pós-graduandos da FaE
Estudos em andamento investigam a aprendizagem e o letramento em diferentes cenários
Geral • Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024, 20:21:00
Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, ocorreu o IV Seminário de Pesquisas da Linha de Educação e Linguagem, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. O evento reuniu pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) para dialogar sobre educação e linguagem em múltiplos contextos. As apresentações, organizadas em grupos, exploraram questões relacionadas ao impacto do universo digital, às dinâmicas sociais e aos processos de aprendizado em diferentes faixas etárias.
As pesquisas abordaram eixos como: cultura escrita digital, práticas pedagógicas e alfabetização, políticas educacionais e recomposição de aprendizagens, jogos e práticas de letramento, letramento e inclusão social, práticas de letramento em contextos diversos, estratégias de produção textual, e perspectivas sobre alfabetização e letramento na educação infantil e fundamental.
Confira os projetos que integraram o Seminário:
GRUPO 1
Título: Cultura Escrita Digital: Práticas Docentes na Educação das Infâncias
Ghisene Santos Alecrim Gonçalves; Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Título: O Planejamento e a Prática Pedagógica da Leitura e Escrita no Suporte Digital nos Anos Iniciais em Escolas Públicas Municipais de Belo Horizonte/MG
Rodrigo Vieira Rezende; Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Título: Cultura Escrita Digital: A Multimodalidade e os Elementos Multissemióticos em Narrativas Transmidiáticas Escritas por Alunos do Ensino Médio da Escola Pública Estadual de Minas Gerais
Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira; Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Título: Culturas das Infâncias e a Cultura Digital de Crianças de Três Anos em uma Instituição Pública de Educação Infantil
Ana Cristina Gonçalves Carvalho; Isabel Cristina Alves da Silva Frade
GRUPO 2
Título: Programa de Escrita Inventada, Heterogeneidade de Níveis de Escrita e Atividades por Rotação: Um Diálogo Possível
Isadora Cristina Silva Ribeiro; Valéria Barbosa de Resende
Título: Mediações Pedagógicas no Processo de Alfabetização: Apropriações de Sílabas Complexas por Estudantes Participantes de um Programa de Intervenção
Tarsis Matarelle Dias Cotta; Valéria Barbosa Machado
Título: Os Desafios da Aprendizagem da Ortografia no Português Brasileiro
Gabriela Leite Burgarelli; Sara Mourão Monteiro
GRUPO 3
Título: Uma Observação das Práticas Pedagógicas em Políticas de Recomposição de Aprendizagens para Alunos Não Alfabetizados
Giselle de Souza Santos; Gilcinei Teodoro Carvalho
Título: Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – Cadernos Mapa: Distribuição e Receptividade pelas Professoras Alfabetizadoras
Élica Regina Gonçalves; Daniela Freitas Brito Montuani
Título: Ensino Remoto Emergencial em Minas Gerais: Um Estudo sobre a Implementação de uma Política Pública e Práticas de Letramento Associadas ao uso de Tecnologias Digitais
Guiomar Timóteo Coura; Maria Lúcia Castanheira; Elizabeth Guzzo de Almeida
Título: Experiências Cotidianas de Leituras Digitais de Crianças em Processos de Aquisição da Leitura e da Escrita
Sílvia Carolina Pereira Lima de Souza; Isabel Cristina Alves da Silva Frade
GRUPO 4
Título: O Diálogo entre Jogos Digitais e a Formação Leitora de Adolescentes
Laura de Assis Silva; Mônica Daisy Vieira Araújo
Título: Os Jogos de Consciência Grafofonêmica: Reflexões sobre as Possibilidades de usos e Mediações em Turmas de Alfabetização
Luana Luiza de Oliveira; Daniela Freitas Brito Montuani
Título: Letras Móveis na Alfabetização: Reflexões sobre as Possibilidades de uso em Sala de Aula
Mariana Rocha Eller Miranda; Daniela Freitas Brito Montuani
Título: Os Jogos de Análise Fonológica e o Desenvolvimento da Compreensão do Sistema de Escrita Alfabética pelas Crianças
Simone Regina Pinto Pereira; Daniela Freitas Brito Montuani
GRUPO 5
Título: Um Estudo Etnográfico sobre as Práticas de Letramento na Comunidade de Várzea Queimada (PI)
Nádia Fernanda Martins de Araújo; Terezinha Cristina da Costa Rocha; Francisca Izabel Pereira Maciel
Título: Estratégias na Apropriação da Leitura na Alfabetização de Adultos
Ana Paula Zacarias Lima; Francisca Izabel Pereira Maciel
Título: O Lugar da Literatura Negra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um Olhar sobre a Experiência Docente e as Políticas Nacionais de Alfabetização e Leitura
Patrícia Barros Soares Batista; Francisca Izabel Pereira Maciel
Título: Práticas de Letramento no Processo de Formação Docente para o Antirracismo: Perspectivas a Partir dos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais
Andrea Cristina Ulisses de Jesus; Maria Lúcia Castanheira; Elizabeth Guzzo de Almeida
GRUPO 6
Título: Um Estudo Etnográfico sobre Letramentos Acadêmicos: A Inclusão de Estudantes Surdos no Ensino Superior em um Curso de Licenciatura em Matemática
Cristiane Gomes Ferreira; Maria Lúcia Castanheira; Terezinha Cristina da Costa Rocha
Título: Práticas de Leitura de Licenciandos em Formação Acadêmico-Profissional em um Instituto Federal de Ensino
Érika Menezes de Jesus; Gilcinei Teodoro Carvalho
Título: Letramentos no Contexto Prisional Feminino: Práticas de Leitura e Escrita de Mulheres em Regime Fechado da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Governador Valadares/MG
Luciana Ribeiro Guimarães; Gilcinei Teodoro Carvalho
Título: Práticas de Letramento Escolar em um Ambiente Socioeducativo
Fernando Miranda Arraz; Gilcinei Teodoro Carvalho
GRUPO 7
Título: Práticas de Produção de Textos em Turmas de Alfabetização
Indianara Aparecida Cavalcante Lourenço; Daniela Freitas Brito Montuani
Título: As Condições de Produção e as Estratégias de Negociação de Sentidos na Escrita de Textos em uma Sala de Aula do Terceiro Ano do Ensino Fundamental
Isabela Alves Rodrigues; Gilcinei Teodoro Carvalho
GRUPO 8
Título: Sentidos de Letramento na Educação Infantil sob a Perspectiva de uma Comunidade Escolar
Desirée Kinoshita Ribeiro de Oliveira; Gilcinei Teodoro Carvalho
Título: As Facetas da Alfabetização e do Letramento: Relações entre Formação e Práticas das Professoras em Santa Luzia
Juliane Lourdes Silva Oliveira; Valéria Barbosa Machado
Título: Uma Perspectiva do Trabalho com a Língua Escrita na Educação Infantil
Camila Rafaela dos Anjos Silva Almeida; Sara Mourão Monteiro
O evento teve como objetivo promover o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, o que contribui para o avanço dos estudos na área de educação e linguagem.