Ceale marca presença com apresentações de pesquisas na ANPEd Sudeste 2024

Evento, que reúne pesquisadores em educação, ocorre na Universidade Federal de Vitória, no Espírito Santo


     

Geral • Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 18:31:00

Projetos científicos desenvolvidos por pesquisadores do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e pesquisas vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre), foram apresentados na 16ª Reunião Científica Regional da ANPEd – Sudeste. O evento ocorre de 25 a 28 de novembro de 2024, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. Promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a reunião objetiva agrupar estudiosos de diversas regiões para debater avanços educacionais no Brasil.
 
As apresentações destacaram temas como alfabetização, práticas pedagógicas, mediações pedagógicas e a transição entre etapas da educação básica.
 
Apresentações realizadas no dia 26 de novembro de 2024 – terça-feira
 
No Grupo de Trabalho (GT) 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita, dois estudos desenvolvidos por integrantes do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre), foram apresentados, com foco no papel da mediação e nas práticas pedagógicas na alfabetização.
 
  • O papel da mediação do adulto no processo de apropriação da escrita alfabética no 3º ano do ensino fundamental
Autoras: Josiane de Assunção Marcelos (UFMG) e Valéria Barbosa Machado (UFMG)
 
A pesquisa também foi apresentada no Ceale Debate de novembro. O Ceale Debate é uma ação de formação do Centro de alfabetização, leitura e escrita, voltada para professores em atuação e em formação, sobre temas relacionados ao letramento e à escrita.
 
  • A relevância das diferentes facetas da alfabetização nas práticas pedagógicas
Autoras: Juliane Lourdes Silva Oliveira (UFMG) e Valéria Barbosa Machado (UFMG)
 
Apresentações realizadas no dia 27 de novembro de 2024 – quarta-feira
 
Dando continuidade ao debate sobre alfabetização, a programação incluiu trabalhos que exploraram o legado de Magda Soares na alfabetização e produções com o enfoque em mediações pedagógicas e processos de apropriação na alfabetização.
 
  • Atuação de Magda Soares como orientadora e a produção de conhecimentos no campo da alfabetização no Brasil
Autora: Francisca Izabel Pereira Maciel (UFMG)
 
  • Mediações pedagógicas no processo de alfabetização: apropriações de sílabas complexas por estudantes participantes de um programa de intervenção
Autores: Tarsis Matarelle Dias Cotta (UFMG) e Valéria Barbosa Machado (UFMG)
 
 
As pesquisas apresentadas fortalecem o diálogo entre teoria e prática no intuito de promover reflexões sobre o ensino e potencializar avanços para a educação básica.